Monday, April 9, 2007

Memento

Vou aproveitar agora para falar no meu filme favorito, mas este é mesmo o filme que eu considero o melhor, porque há pessoas que dizem: "Este filme é bom, é o meu favorito, mas aquele também é bom, não sei qual o melhor". Comigo este é o melhor e mais nada. Adiante, qual o filme que vossa excelência nosso senhor acha o melhor? perguntam-me vocês na vossa ignorância infinita (ok esta frase não faço a mínima se está bem formulada ou não, mas dá para dar algumas gargalhadas. Ou então não.)


"Some memories are best forgotten"

O filme de que vos falo é nada mais nada menos do que "Memento", realizado em 2000 pelo nosso amigo Cristopher Nolan o mesmo bloke (esta pequena palavra é para vos indicar que ele é de Inglaterra. continuando) que nos trouxe Batman Begins e The Prestige. O filme conta a história de Leonard (Guy Pearce), um homem que sofre de Short term memory loss (acho que a inglês dá um ar mais cool à doença, não acham?) que significa que este dude (lá está, outra palavra que dá um ar cool ao texto) não consegue fabricar memórias novas, esquece-se de tudo o que lhe aconteceu desde a morte da sua mulher de 5 em 5 minutos (aprox.) e mesmo com esta doença quer encontrar o assassino da sua mulher. Para tal ele serve-se da sua Polaroid para tirar fotografias a pessoas que talvez lhe possa ajudar e de tatuagens com informações do paradeiro do assassino.

"We all need mirrors to remind ourselves who we are."

Uma das razões porque adoro este filme além do excelente argumento, é a forma como o filme nos é apresentado, de 5 em 5 minutos (outra vez tudo isto em estimativa) o filme mostra-nos memórias de Leonard todas baralhadas, portanto tamos sempre a avançar e a retroceder no tempo. Como todos os bons filmes que se prezem no final existe um twist onde nos é revelado algo de inesperado, como uma última peça de um puzzle, que encaixa na nossa cabeça e nos faz perceber o filme (boa metáfora, eu tenho os meus momentos de glória). Resumindo este testamento todo, este filme e definitivamente um must see.

10/10

0 junkies: